De acordo com a organização, metade da população mundial está infetada por pelo menos uma doença vetorial, com consequências para a saúde e economia global. Com base nesta evidência, o evento teve como objetivo aumentar a consciencialização sobre doenças parasitárias, tais como as que são transmitidas via carraças (doença de Lyme), pulgas (bartonelose) e flebotomíneos (leishmaniose).
“As doenças transmitidas por vetores aos animais de companhia e as zoonoses são importantes porque incluem o vínculo Homem-animal”, referiu o professor Michael Day, da Universidade de Bristol, Escola de Ciências Veterinárias (UK) nesta conferência. “Em palestras globais como esta podemos garantir que os animais de companhia são referidos no tema One Health.”
Na terceira conferência online CVBD também foram apresentadas respostas a perguntas colocadas a um painel de veterinários e profissionais de Saúde Pública. “Tivemos o prazer de convidar estudantes de medicina veterinária de todo o mundo para aprender com os especialistas mundiais em doenças transmitidas por vetores”, refere Frederic Lohr, ex-Presidente e Membro da International Veterinary Students Association (IVSA).
A Conferência online está agora disponível em www.cvbdwebconference.com.