Quantcast
Medicina Veterinária

Bastonário da OMV diz que faculdades estão a formar jovens “para o desemprego”

Jorge Cid OMV horizontal

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) esteve este fim-de-semana reunida para o seu habitual Encontro de Formação. Jorge Cid, bastonário da OMV, voltou a falar do problema do desemprego e em entrevista ao jornal Público referiu que “as faculdades de medicina veterinária estão a vender um sonho que não se vai realizar”, já que estão a formar jovens “para o desemprego”.

“Não olhem para este curso como sendo rentável, porque as saídas profissionais cada vez são menos: o Estado deixou de empregar e o sector leiteiro, que dava muito trabalho, foi concentrado em grandes explorações que empregam um único veterinário”, refere.

Fotografias de Jorge Cid bastonário da Ordem dos Veterinários Fotografia Rodrigo Cabrita

Ainda assim, o bastonário refere que atualmente existe falta de veterinários em algumas áreas, como é o caso da inspeção e segurança alimentar. “Há muita gente desempregada e sobretudo muito subemprego entre os mais novos, que ganham quantias ultrajantes. A um recém-formado que andou cinco anos a estudar são oferecidos entre 500 e 750 euros. Hoje em dia, as faculdades estão a formar pessoas para o desemprego. Neste momento temos mais de 300 veterinários a trabalhar fora do país, sobretudo em Inglaterra. Se fossem obrigados a regressar, não sei o que iriam fazer.”

“Por outro lado, há sete ou oito anos que não se nomeia um veterinário municipal. É gravíssimo. Há mais de 100 câmaras em Portugal que não têm um sequer, e eles é que deviam gerir os centros”, acrescenta.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?