A associação Animais de Rua foi premiada com o ‘International Cat Care Welfare of the Year’, uma distinção entregue no âmbito dos Ceva Animal Welfare Awards. A Animais de Rua foi criada há dez anos e tem como missão controlar a população de animais errantes no país através de um método que apelida de CED.
De acordo com a organização portuguesa, este prémio foi entregue a Maria Pinto Teixeira, diretora-geral da Animais de Rua que foi distinguida pelo trabalho que desenvolve no país em prol da proteção e bem-estar dos animais.
A Animais de Rua foi distinguida também distinguida pela utilização do método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), que permite que os gatos silvestres sejam capturados com recurso a material especializado para depois serem esterilizados e permanecerem em pós-operatório até estarem em perfeitas condições para regressarem às suas colónias.
Claire Bessant, CEO da International Cat Care (iCatCare), sublinha que “é uma honra para a iCatCare reconhecer o trabalho da Maria Pinto Teixeira e a sua enorme dedicação e contribuição para o bem-estar dos felinos. A Maria tem sido incansável em ajudar gatos e cães no seu país, apostando na sua formação e na formação dos voluntários da sua Associação para trazer cada vez mais qualidade de vida aos animais. Na verdade, a Maria foi uma das pessoas que a iCatCare consultou quando criou a International Declaration of Responsibilities to Cats. Muitos parabéns à Maria e a todos os voluntários da Animais de Rua que trabalham diariamente para ajudar os felinos em todo o país.”
A associação Animais de Rua conta hoje com cerca de 100 voluntários por todo o país, tendo já esterilizado nestes dez anos mais de 21 mil animais. Maria Pinto Teixeira afirma que “este prémio é dedicado a toda a equipa de voluntários da Animais de Rua que ao longo destes dez anos têm sido incansáveis no trabalho pelo bem-estar de gatos e cães em Portugal. Obrigada à CEVA pela oportunidade de conhecer pessoas tão generosas e inspiradoras. Um agradecimento muito especial à iCatCare por todo o apoio que nos têm dado a nível de orientação, conhecimento, documentação científica e formação veterinária que nos permite melhorar os cuidados que prestamos aos felinos em Portugal. Estamos preparados para os desafios que se aproximam no nosso país ao nível da legislação e felizes por contar com estes extraordinários parceiros ao longo desta viagem.”