Quantcast
ácidos gordos

Administração de cobalto pode alterar perfil de ácidos gordos no leite de ovelha

Nova diretiva europeia para vacinas contra ‘língua azul’

Um grupo de cientistas do Instituto de Ganadería de Montaña (CSIC-ULE) de León, em Espanha e do MTT Agrifood Research, na Finlândia, analisaram os efeitos da administração oral de acetado de cobalto na ingestão das ovelhas, na função do rúmen, na produção de leite e no perfil de ácidos gordos do leite.

Os cientistas observaram o efeito do cobalto sobre uma determinada enzima que regula a saturação dos ácidos gordos na glândula mamária. Para determinar este efeito, os investigadores realizaram um estudo posterior em bovinos leiteiros e comprovaram que o cobalto modifica a composição da gordura do leite mediante a inibição da coenzima estearol A desnaturase (SCD).

Os resultados sugerem que os efeitos do acetato de cobalto diferem entre o gado ovino e o gado bovino. “Observamos que o cobalto é mais tóxico no gado ovino, sendo necessário haver prudência na dose e comprovamos que efetivamente também é capaz de inibir a coenzima estearol A desnaturase nas ovelhas”, referiram os cientistas responsáveis pelo estudo.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?