A notícia foi avançada pela BBC na passada semana e colocou o Reino Unido em estado de alerta: o número de animais exóticos que estão a ser abandonados na região atingiu “proporções epidémicas”, o que pode representar sérios problemas para a saúde pública.
O alerta é do Gentleshaw Wildlife Centre, um santuário para animais exóticos que nos últimos meses tem recebido inúmeros pedidos de ajuda de donos de animais exóticos que já não sabem como lidar com estes.
O abandono de animais exóticos é uma consequência de uma tendência a que temos vindo a assistir nos últimos anos em todo o mundo: a compra de animais exóticos por pessoas que mais tarde acabam por não conseguir tratar deles por falta de informação e meios financeiros.
De acordo com várias associações não-governamentais britânicas, estima-se que só no Reino Unido cerca de 5000 primatas estejam a ser mantidos como animais de estimação em lares do país, muitos deles sem acesso às suas necessidades básicas, como alimentação adequada e condições ambientais e de socialização.