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WhatsApp Business para negócios veterinários – Como funciona?

O WhatsApp Business é uma boa ferramenta de marketing para médicos veterinários e negócios veterinários?

Vale a pena? Quais as diferenças para o WhatsApp normal? Posso ter os dois num só telemóvel? Como posso configurar?

O WhatsApp tem-se mostrado uma ferramenta poderosa para os negócios (seja numa empresa pequena, média, grande ou autónoma). Foi com esta perceção que o WhatsApp resolveu criar o WhatsApp Business.

Mas vale a pena ter?
 

Sim, se tiver um negócio de qualquer tamanho, vale e muito! Disponibiliza algumas funções que podem ajudar no contacto com o cliente. Vamos falar sobre cada uma delas, neste artigo.

Consigo ter o WhatsApp comum e o Business no mesmo telemóvel?

Sim! Mas é necessário ter dois números de telefone. Não precisa usar os dois cartões SIM no seu telemóvel, apenas ter um cartão extra (com o número que será usado). Funciona assim: É necessário colocar o seu cartão com o número que deseja transformar em Business num aparelho. Faça o download da aplicação do WhatsApp Business e coloque esse número de telefone. Ele irá enviar um sms com um código. Insira esse código na app e pronto. Pode guardar o cartão. (Atenção: se for um cartão pré-pago não se esqueça de colocar crédito nele sempre, para a operadora não retirar o seu número.)

Posso usar um número de telefone nesse WhatsApp Business?
 

Sim. Se escolher utilizar um número fixo a aplicação irá fazer um telefonema para o seu telefone e uma voz automática irá dizer o código de autenticação do WhatsApp.

Por que devo criar um perfil WhatsApp Business para a minha marca?
  • Aspeto mais profissional: Quem entrar em contacto consigo verá que o seu WhatsApp é profissional;
  • Separar conversas pessoais das de trabalho: Eu sei que é difícil para todos limitar a relação com os clientes ao horário de atendimento no WhatsApp e é por isso que é tão útil ter o número em separado. Com isso, poderá ficar longe do WhatsApp Business quando estiver a descansar e ainda configurar várias ferramentas para ajudar-lhe nisso. Falaremos nelas, nos próximos tópicos;
  • Configurações da empresa: Pode colocar todas as informações que quiser no seu perfil do WhatsApp Business (nenhuma é obrigatória). Por exemplo: Nome da empresa, horário de funcionamento, serviços prestados, endereço, site… Além disso, dirá logo no início que se trata de um WhatsApp de um médico veterinário ou clínica, petshop…
  • Mensagens automáticas: Nesta app terá duas opções de mensagem automática: Mensagem de saudação: Sempre que uma pessoa falar consigo pela primeira vez, ela receberá uma mensagem de boas-vindas personalizada. Mensagem de ausência: Todas as vezes que alguém mandar mensagem fora do seu horário de trabalho receberá a sua mensagem personalizada. Pode configurar para caso esteja de férias também;
  • Etiquetas: Crie e coloque etiquetas nos seus clientes e nas suas conversas. Por exemplo: Enviar orçamento, consulta agendada, paciente em tratamento, cobrar pagamento… Essas etiquetas não aparecem para ninguém, somente para si;
  • Catálogo: Esta função é espetacular. Com ela pode fazer um catálogo, com ou sem preço, dos seus serviços e produtos. Dentro de cada produto, pode descrever o serviço e mostrar as vantagens de cada um. Por exemplo: pode fazer um para o seu atendimento ao domicílio, outro para vacina múltipla para cães, outra para gatos, etc. Dentro de cada pode ainda especificar o que são. Quando um cliente pedir um orçamento ou estiver com dúvidas sobre esses serviços, pode enviar esse produto do catálogo. A aparência é muito mais profissional e não perde tempo explicando todas as vezes a mesma coisa. Pode usar o catálogo para escrever também preparações de um exame ou formas de pagamento. Mais uma forma de não precisar de escrever várias vezes sobre um assunto que sempre é perguntado.

Então: para configurar o seu catálogo clique nos 3 pontos no lado direito e clique em ferramentas comerciais, depois em catálogo. Clique em adicionar item e configure.

 

E o mais interessante é que: No produto do catálogo pode colocar imagens, preço, descrição, link e até criar um código para esse produto. Além disso, o preço e a descrição são opcionais, então pode escolher não colocar o preço nos produtos.

Por isso, concluímos ser extremamente produtivo configurar o seu WhatsApp Business.

*Texto elaborado por:
 

Natália Vasquez Abramowicz

Formada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Entusiasta e estudiosa dos assuntos referentes ao comportamento Canino e felino;

Gerente de Marketing da Agência Pet

www.agencia.pet

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