A HT BioImaging desenvolveu uma nova ferramenta de diagnóstico oncológico que oferece resultados em tempo real, diferenciando entre tecido saudável e cancerígeno e, por sua vez, maligno ou benigno, avança o Portal Veterinaria. A técnica não invasiva está, neste momento, em estudo nas clínicas veterinárias Mivet, em Espanha.
O scanner da HT Biolmaging faz o diagnóstico através da análise da difusão das ondas de calor libertadas pelo equipamento, uma vez que existem diferenças a esse nível entre o tecido cancerígeno e o saudável.
Antes de ser testado na Europa, já existiram ensaios clínicos com cães em clínicas veterinárias dos Estados Unidos da América e de Israel. O objetivo da HT BioImaging é expandir o estudo prévio antes do lançamento da ferramenta de diagnóstico oncológico para o mercado, que está previsto para até ao final do ano.
“Esperamos publicar o nosso progresso o mais rapidamente possível e até participar no congresso da AVEPA este ano ou no próximo, com mais informação dos nossos estudos”, disse o CEO da Mivet, Javier Arias.
Juntamente com a equipa de especialistas em oncologia veterinária da Mivet, a HT Biolmaging pretende melhorar o algoritmo para distinguir entre diferentes tipos de neoplasias caninas, e até mesmo ser uma ferramenta útil também na cirurgia oncológica, ajudando a definir as margens cirúrgicas de ressecção.