Quantcast
Animais de Produção

FMV envolvida em projeto europeu para produção de carne de bovino sustentável

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa associou-se a várias instituições europeias para criar o BovINE – Beef Innovation Network Europe.  Este projeto, financiado pela União Europeia, tem como objetivo formar um ecossistema transnacional para promover a troca de conhecimentos no plano internacional.

A iniciativa procura estudar formas de produção sustentável de bovinos e transferir o conhecimento da investigação para a produção, uma vez que, apesar de existirem cerca de 255 mil explorações no setor da carne bovina na União Europeia, não existe uma rede focada nas necessidades dos produtores.

O BovINE terá uma abordagem multissetorial, para unir investigadores, técnicos, produtores de carne bovina, organizações de agricultores, consultores e restantes atores, pode ler-se no resumo de apresentação do projeto. O projeto pretende, assim, estimular o diálogo, a troca de informações e a procura conjunta de soluções, para formar um ecossistema transnacional que promova a troca de conhecimentos no âmbito internacional, aumentando a viabilidade económica e a sustentabilidade do setor europeu de produção de carne bovina. O BovINE procurará partilhar ideias inovadoras e estimular a adoção de métodos comprovados pela investigação, mas ainda não adotados pela produção.

Portugal está representado no projeto através da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e do Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos.

A reunião de lançamento vai realizar-se no final de janeiro, na Irlanda.