Quantcast
Eventos

Congresso Montenegro 2022 contou com mais de 3 mil participantes

A 18ª edição do Congresso Internacional Veterinário Montenegro teve lotação esgotada. Foram mais de 3 088 os congressistas presentes no evento que, na opinião de Luís Montenegro, foi o “melhor de todos”.

4 e 5 de novembro foram os dias escolhidos para a abertura das portas do Europarque, em Santa Maria da Feira, ao Congresso Montenegro. Estiveram presentes 1577 médicos veterinários, 302 enfermeiros veterinários, 100 auxiliares e 619 estudantes.

 

“Senti que as pessoas estavam felizes”, começa por referir o diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro (HVM), Luís Montenegro, confidenciando que, na sua opinião, este congresso “foi o melhor de todos”. O médico veterinário considera ainda que os congressos presenciais não vão desaparecer e que a sua realização é fundamental para a aprendizagem, partilha e reencontro entre pares.

A Imagiologia foi o tema por excelência deste ano. À semelhança das edições anteriores, o evento contou com duas salas dedicadas a esta temática: a Sala de Medicina Veterinária e a Sala de Enfermagem. Um regresso esperado foi a Sala de Gestão, com foco na modernização e digitalização da veterinária, passando pela gestão de recursos humanos e pelas redes sociais. O primeiro dia do congresso contou ainda com a Sala de Empresas, na qual cada patrocinador teve a oportunidade de fazer as suas palestras.

 

Nesta edição fizeram parte mais de 30 oradores e 70 patrocinadores, que marcaram presença na exposição comercial.

Em concordância com o ano passado, foi mantida a “jornada contínua”, permitindo uma maior liberdade ao congressista para fazer a sua “própria agenda” durante o evento. “Este procedimento foi iniciado por nós e considero que foi uma receita bem conseguida. Permite-nos ter um ambiente mais saudável, mais intervenções e oradores, e a exposição comercial acaba também por beneficiar – assim como o networking − porque os congressistas não se concentram todos ao mesmo tempo neste espaço, tudo flui com mais naturalidade”, refere Luís Montenegro.

 

A preocupação com o meio ambiente foi tida em conta na edição deste ano. Neste sentido, foi disponibilizado um kit de sustentabilidade que permitiu produzir menos lixo comparativamente com os anos anteriores. “Nós, veterinários, temos de cuidar da humanidade, dando o exemplo. Temos de estar ligados à sustentabilidade e à One Health, encabeçando as nossas prioridades. Considero que este é um processo simples, mas que vai marcar esta nova época de congressos”.

Além da proteção ambiental, a componente artística também não foi esquecida, com algumas exposições disponíveis durante  o evento.

 

A próxima edição já tem data marcada: 10 e 11 de novembro 2023, com o tema ainda por desvendar.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?