Quantcast
Animais de Companhia

Cascais disponibiliza teleconsultas veterinárias gratuitas

iStock  e

A Câmara Municipal de Cascais lançou um projeto que oferece consultas veterinárias telefónicas gratuitas aos munícipes do concelho com o objetivo de “ajudar famílias e idosos com dificuldades financeiras a terem acesso a aconselhamento especializado para os seus animais de companhia”, noticia o Diário de Notícias.

Este projeto surge depois de, em abril, o município ter anunciado a disponibilização de teleconsultas de medicina geral e familiar a todos os residentes que possuam o cartão Viver Cascais. Esta nova iniciativa permite que qualquer habitante do concelho possa contactar a linha telefónica veterinária − 800 203 186 − e receber aconselhamento por parte de profissionais. “Faz ainda mais sentido numa altura em que a adoção de animais, devido à pandemia, aumentou. É natural que surjam dúvidas e questões que necessitem de ser respondidas”, detalha o executivo em resposta ao Diário de Notícias.

Ainda que não seja possível contabilizar o número real de animais de companhia em Cascais – “já que nem todos são registados como exige a lei −, a autarquia estima que uma em cada duas famílias tenha um animal de companhia”, informa o Diário de Notícias. De acordo com o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), e conforme noticiado pela VETERINÁRIA ATUAL em abril deste ano, em 2020 e durante a pandemia, as adoções de gatos aumentaram cerca de 78% e de cães aumentaram 15%, em todo o País.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?