Um tratamento para tumores sarcóides em equinos, através da plataforma de vetor viral delNS, foi desenvolvido por cientistas da empresa austríaca de biotecnologia BlueSky Immunotherapies GmbH, em colaboração com a equipa oncológica da Universidade de Medicina Veterinária de Viena. Em comunicado, a equipa liderada por Sabine Brandt e pelo especialista em sarcoides Edmund Hainisch, considera que esta novidade abre caminho a novas opções no desenvolvimento de terapias inovadoras para o cancro em humanos.
No artigo publicado na PLoS ONE1, os investigadores notam que o tratamento com delNS/E6E7 eliminou completamente os tumores e que a estimulação imunológica mediada por delNS sistémica eliminou também os sarcóides não injetados. O estudo também demonstrou que o papilomavírus que causou os tumores sarcóides foi eliminado.
Os tumores sarcóides equídeos são tumores de pele localmente agressivos, sendo que as opções convencionais de tratamento, tais como a excisão cirúrgica ou a quimioterapia, têm apenas um efeito limitado e normalmente resultam na recorrência dos tumores.
O estudo clínico compreendeu um período de três anos, 29 cavalos e diferentes regimes de tratamento. A regressão visível e muito significativa dos sarcoídeos foi conseguida em 20 dos cavalos tratados, e 100% regressão dos sarcoídeos em 10 doentes equinos.