Na Royal Canin trabalhamos para contribuir para a saúde dos gatos e cães através de uma nutrição adaptada, baseada na observação, na ciência e na inovação. Com uma filosofia nutricional que dá prioridade à saúde e à sustentabilidade, procuramos reduzir o impacto da nossa atividade através da otimização das fórmulas e de um abastecimento mais sustentável.
A Royal Canin tem acompanhado a tendência da sustentabilidade que se tem feito sentir um pouco por todos os setores. Como é que se refletem estas preocupações nos seus produtos e serviços?
Na Royal Canin trabalhamos todos os dias para contribuir para a saúde dos gatos e cães através de uma nutrição adaptada, baseada na observação, na ciência e na inovação constante. Para tal, atuamos respeitosamente em três áreas interligadas – animais de companhia, planeta e pessoas – e com uma filosofia nutricional que dá prioridade à saúde e à sustentabilidade. Na Royal Canin procuramos reduzir o impacto da nossa atividade através da otimização das fórmulas e de um abastecimento mais sustentável.
“Atuamos respeitosamente em três áreas interligadas – animais de companhia, planeta e pessoas – e com uma filosofia nutricional que dá prioridade à saúde e à sustentabilidade.”
Como coadunam os critérios de qualidade das fórmulas assegurando simultaneamente a consciência do impacto das matérias-primas no ambiente?
Na Royal Canin utilizamos uma variedade de ingredientes, mas cada ingrediente é incluído em cada fórmula com um objetivo específico: fornecer com precisão um equilíbrio de nutrientes essenciais e energia digerível. A nossa responsabilidade é alcançar a excelência na nutrição que proporcionamos, ao mesmo tempo que compreendemos o impacto social e ambiental de cada um dos nossos alimentos. Só assim podemos fazer as melhores escolhas para o planeta, para as pessoas e para os animais de companhia. Somos conscientes do impacto das nossas matérias-primas e a nossa filosofia científica baseada em nutrientes permite-nos otimizar as fórmulas de um ponto de vista ambiental e social, assegurando simultaneamente a qualidade e o desempenho dos nossos alimentos. A filosofia baseada em nutrientes da Royal Canin coloca a saúde e a sustentabilidade no centro de cada decisão de formulação. Selecionamos os ingredientes com base nos seus benefícios nutricionais e digestibilidade, bem como na sua segurança, qualidade e pegada ambiental. Esta abordagem abre caminho a soluções alternativas que trazem benefícios aos animais de companhia, facilitando a seleção de ingredientes que têm um menor impacto no ambiente e um impacto mais positivo do ponto de vista social.
E a vossa premissa é utilizar subprodutos de alta qualidade…
Os subprodutos são ingredientes que não são normalmente utilizados para consumo humano por várias razões (culturais, processos de produção, etc) e tendem a ser desperdiçados, por exemplo, coração, cérebro ou fígado. Mas, estes ingredientes são seguros, de elevada qualidade e muito ricos em nutrientes, o que os torna perfeitamente adequados como fonte de nutrientes para a produção de alimentos para animais de companhia. Neste sentido, a utilização destes subprodutos evita o desperdício de ingredientes valiosos e seguros que não são utilizados na cadeia alimentar humana.
Os ácidos gordos EPA/DHA Ómega 3 de peixe são nutrientes utilizados nas vossas fórmulas e sabemos que a sua produção tem impacto no meio ambiente. Como contornam esta questão?
No caso dos ácidos gordos EPA/DHA Ómega 3 de peixe, trata-se de um nutriente importante para processos como a formação de membranas celulares ou o desenvolvimento do sistema nervoso de gatos e cães. Há muito que na Royal Canin asseguramos que este nutriente é proveniente de pesca sustentável, de acordo com as diretrizes da Mars, e incorporamos agora também uma fonte alternativa de abastecimento: as algas marinhas, que ajudam a reduzir a pressão sobre os ecossistemas marinhos.
“Na Royal Canin procuramos reduzir o impacto da nossa atividade através da otimização das fórmulas e de um abastecimento mais sustentável.”
Quais são atualmente os compromissos da Royal Canin com a sustentabilidade e como os pretendem fazer evoluir?
Na Royal Canin procuramos melhorar a nossa pegada ambiental todos os dias e, para isso, concentramo-nos em diferentes áreas de ação, cada uma com compromissos específicos. Estamos a trabalhar nestes compromissos há vários anos, em linha com os ODS das Nações Unidas, e estamos conscientes de que representam um desafio sobre o qual devemos continuar a construir todos os dias. Um esforço que é partilhado por todos os nossos associados e que dá forma a um percurso para atingir o objetivo final de ser o mais sustentável possível.
- Pegada de carbono neutra até 2025 através das seguintes ações:
- Aquisição de ingredientes e fórmulas com uma pegada de carbono reduzida;
- Transformação empresarial inteligente em termos climáticos;
- Transição para a eletricidade renovável;
- Reforçar a circularidade.
- Redução da pegada ambiental até 2025:
- Utilização de subprodutos de elevada qualidade e ricos em nutrientes;
- Redução da pegada ambiental das matérias-primas (ricas em nutrientes e que permitem, entre outras coisas, uma agricultura sustentável);
- Redução do impacto ambiental das nossas fábricas;
- EPA/DHA de origem 100% sustentável.
- Reduzir os resíduos e estimular a circularidade
- Compromisso com a Fundação Ellen MacArthur e a nova economia dos plásticos;
- Planeamento em curso para aumentar significativamente a reciclagem, as embalagens reutilizáveis ou compostáveis. Intenção de reduzir o plástico virgem em 25% e de incluir até 30% de plástico reciclado nas embalagens.
“A utilização destes subprodutos de alta qualidade evita o desperdício de ingredientes valiosos e seguros que não são utilizados na cadeia alimentar humana.”