No âmbito do Dia Mundial do Inseto Comestível, a Portugal Insect – Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos, em parceria com a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, promove hoje, dia 29 de outubro, um conjunto de eventos que pretendem divulgar o uso de insetos como fonte nutricional alternativa na alimentação humana, alertando para uma produção animal mais sustentável e segurança alimentar.
O evento culminará numa prova de pratos de insetos, confecionados pelo chef Marco Gomes, que serão avaliados por um painel de 5 provadores e que, por sua vez, irão decidir qual a melhor forma de consumi-los.
Em comunicado, Rui Nunes, Presidente da Portugal Insect, refere que este exercício “tem um caracter de divulgação e de alerta para os desafios que o setor nacional ainda enfrenta, nomeadamente no que consiste à situação legal desigual entre os diferentes países da UE”.
Após o evento presencial, que será transmitido em direto no Facebook da PT Insect, pelas 17h, terá ainda lugar o primeiro jantar online da Portugal Insect, às 20h, e que será via Zoom. Neste jantar, os participantes poderão fazer uma receita em sua casa com insetos que lhes foram previamente enviados pelo correio e partilhar a sua experiência. O evento está aberto ao público em geral, mesmo àqueles que não tenham insetos em casa.
O World Edible Insect Day é já assinalado em vários países ocidentais, na sequência da orientação dada pela FAO (ONU), no sentido de reintegrar os insetos como fonte de proteína na alimentação humana.