Quantcast
Eventos

Portugal Insect promove uso de insetos na alimentação humana

insetos_

No âmbito do Dia Mundial do Inseto Comestível, a Portugal Insect – Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos, em parceria com a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, promove hoje, dia 29 de outubro, um conjunto de eventos que pretendem divulgar o uso de insetos como fonte nutricional alternativa na alimentação humana, alertando para uma produção animal mais sustentável e segurança alimentar.

O evento culminará numa prova de pratos de insetos, confecionados pelo chef Marco Gomes, que serão avaliados por um painel de 5 provadores e que, por sua vez, irão decidir qual a melhor forma de consumi-los.

Em comunicado, Rui Nunes, Presidente da Portugal Insect, refere que este exercício “tem um caracter de divulgação e de alerta para os desafios que o setor nacional ainda enfrenta, nomeadamente no que consiste à situação legal desigual entre os diferentes países da UE”.

Após o evento presencial, que será transmitido em direto no Facebook da PT Insect, pelas 17h, terá ainda lugar o primeiro jantar online da Portugal Insect, às 20h, e que será via Zoom. Neste jantar, os participantes poderão fazer uma receita em sua casa com insetos que lhes foram previamente enviados pelo correio e partilhar a sua experiência. O evento está aberto ao público em geral, mesmo àqueles que não tenham insetos em casa.

O World Edible Insect Day é já assinalado em vários países ocidentais, na sequência da orientação dada pela FAO (ONU), no sentido de reintegrar os insetos como fonte de proteína na alimentação humana.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?