Prémios Veterinária Atual

Anunciados vencedores da 6.ª edição dos Prémios Veterinária Atual

A sexta edição dos Prémios Veterinária Atual decorreu ontem, dia 17 de outubro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu à margem do VetBizz, o encontro anual de gestão veterinária que, tal como os prémios, é organizado pela revista VETERINÁRIA ATUAL e pela IFE by Abilways.

Luís Montenegro, porta-voz do júri e diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro, esteve também presente para explicar os critérios de seleção do painel do júri deste ano, composto por 13 membros do Conselho Editorial da revista VETERINÁRIA ATUAL.

Os vencedores foram Jorge Leite (Veterinário do Ano – Pequenos Animais); Ricardo Bexiga (Veterinário do Ano – Animais de Produção); o Hospital Veterinário de Berna (Prémio CAMV); Diogo Guerra (Prémio Inovação), que esteve ausente na cerimónia, mas deixou o seu agradecimento por vídeo; e o grupo MicroArt, da Universidade do Alto Douro e Trás-os-Montes (UTAD), liderado por Patrícia Poeta, que venceu não só o Prémio Investigação, com o projeto Omics’ analysis of methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) biofilms: a One Health approach in Veterinary Science, mas também recebeu uma menção honrosa pelo seu STAPHCombatToALL – Resistência antimicrobiana em MRSA produtores de biofilmes através da proteómica – em busca de biomarcadores teranósticos inovadores em medicina veterinária e humana.

Finalmente, um dos prémios mais especiais do evento, o Prémio Carreira, foi entregue a João Cannas da Silva.

Leia abaixo as declarações dos vencedores.

Prémio Veterinário do Ano – Pequenos Animais: Jorge Leite

“Acho que o brilhantismo e o profissionalismo nunca podem caber numa pessoa só. De todas as formas, vejo este prémio como um reconhecimento do esforço e do trabalho que tenho vindo a executar nos últimos anos. Estou grato ao júri, à VETERINÁRIA ATUAL, mas quero partilhar o prémio com as 200 ou 300 pessoas do nosso País que também, como eu, o poderiam ter recebido.”

Prémio Veterinário do Ano – Animais de Produção: Ricardo Bexiga

“É uma honra [ter recebido este prémio], mas tal como o laureado anterior também gostaria de passar os créditos do prémio para a minha mulher, para os meus pais e obviamente para quem tem contribuído de forma mais importante para eu me ter tornado naquilo que sou hoje, a começar pelo professor João Cannas da Silva, com quem fiz estágio e que me deu o primeiro emprego, os meus colegas de faculdade, sobretudo o Miguel Saraiva e o Miguel Luís Costa, e todos os meus amigos da Serbuvet. Este prémio é mais deles do que meu.”

Prémio CAMV – Hospital Veterinário de Berna: Joaquim Henriques

“Em primeiro lugar, quero agradecer o prémio em nome de toda a equipa do Hospital Veterinário de Berna. Quero também agradecer do fundo do coração a todos os colegas do país que continuam a trabalhar connosco e deixar um obrigado à família OneVet, da qual fazemos parte, que permite que continuemos a crescer, a investir na equipa e na evolução científica. Cada vez mais surgem novos CAMV e novos hospitais muito bem equipados para dar resposta às necessidades dos animais de companhia. Isto é um prémio partilhado por todos nós. Que o nosso objetivo seja sempre a excelência e que nos pautemos sempre pelos valores maiores da nossa profissão.”

Prémio Inovação – Medical Veterinary Illustration by Diogo Guerra

“Sinto-me muito contente e muito honrado por ver que esta aposta que eu fiz numa área que aparentemente não tem nada que ver com a medicina veterinária, que é a área da comunicação visual, mais propriamente da ilustração médica, faz sentido. Isto era um projeto que eu já tinha há algum tempo e cada vez mais sentia que num mundo em que cada vez somos mais visuais, onde cada vez produzimos mais informação, era fulcral que houvesse um serviço especializado que ajudasse veterinários a comunicar com colegas, clientes e o público em geral.”

Prémio Investigação – Projeto Omics’ analysis of methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) biofilms: a One Health approach in Veterinary Science – Grupo MicroArt da UTAD: Patrícia Poeta

“É com muito orgulho que estou aqui hoje. A investigação é uma área difícil, que requer carinho, dedicação, esforço e muito suor. É muito bom saber que há uma VETERINÁRIA ATUAL, que, além de reconhecer a parte da clínica de pequenos, da clínica de grandes e os hospitais veterinários, tem um prémio investigação. Este prémio não é meu, é da minha equipa, do meu grupo de investigação que eu muito prezo, que é o MicroArt, e que sem estes colegas as coisas não seriam possíveis.”

Menção Honrosa – STAPH CombaToAll – Resistência antimicrobiana em MRSA produtores de biofilmes através de proteómica em busca de biomarcadores teranósticos inovadores em medicina veterinária e humanaGrupo MicroArt da UTAD: Patrícia Poeta

“Para quem faz investigação científica e sabe o que dói e o que custa fazer investigação, é extremamente gratificante receber esta menção honrosa. Nós sabemos ao que nos propomos no início, mas não sabemos as adversidades que vamos ter ao longo do caminho e, por isso, é muito gratificante ver a comunidade científica e veterinária reconhecer o trabalho que é fruto de largos anos de bater com a cabeça nas paredes e quebrar rocha.”

Prémio Carreira – João Cannas da Silva

“Confesso que esta distinção que me foi agora atribuída foi uma completa surpresa para mim. Ao longo de toda a minha vida profissional procurei sempre suplantar-me, por vezes com enorme esforço, mas sempre com resiliência. Errei, tropecei, caí, mas nunca desisti. Ao longo dos anos fui fazendo algumas conquistas, dei inúmeros estágios, convivi e convivo com colegas de referência da minha área de trabalho, o que me faz feliz, e aprendi que o melhor legado que poderia deixar são os conhecimentos que transmiti e continuo a transmitir. Dedico esta homenagem, em primeiro lugar, ao meu falecido pai, que aos 85 anos foi condecorado pela New York Academy of Sciences, facto ignorado no nosso País; e dedico ainda aos meus irmãos, aos meus filhos, às minhas netas e netos, aos meus familiares mais próximos, a todos os meus ex-estagiários, ex e atuais alunos, aos meus colegas da MSD Animal Health e aos amigos que me acompanharam ao longo da vida e que estiveram do meu lado nos momentos complicados por que passei. Seria impensável também não agradecer postumamente ao senhor professor Braço Forte Júnior, que amavelmente elaborou a carta de recomendação que me permitiu receber uma bolsa de estudo em Hannover, na Alemanha, país onde desenvolvi a minha atividade por vários anos.”