Quantcast
Animais de Produção

Roteiro Ambiental para a Suinicultura é assinado

A FPAS, o ISA, a UÉ e a UTAD assinaram o Roteiro para a Sustentabilidade Ambiental das explorações suinícolas.

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), o Instituto Superior de Agronomia, a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro assinaram o Roteiro para a Sustentabilidade Ambiental das explorações suinícolas, num evento que teve a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Em comunicado, a FPAS revela que o roteiro é um documento estratégico para a Suinicultura no Horizonte 2030, que surge da parceria entre as instituições.

A assinatura do roteiro pretende convergir estratégias entre as entidades, no sentido de um desenvolvimento sustentável do setor primário, convergentes com os princípios da economia circular. O projeto vai ter a coordenação geral a cargo da FPAS.

 

Entre as atividades previstas a serem desenvolvidas pela FPAS estão: o domínio da assessoria técnica; o estabelecimento de redes no estudo sobre as práticas ambientais em suinicultura, identificando medidas de adaptação; participação em projetos de investigação científica; ou participação em projetos de desenvolvimento experimental.

Comentário do presidente da FPAS

O presidente da FPAS, David Neves, afirma que com o roteiro pretendem “desenvolver um guia de ações preconizadas pelos empresários suinícolas nas suas explorações que visem a redução das emissões de CO2 em 55%, tendo por base os valores de 1990 no horizonte 2030, bem como a reciclagem e valorização de nutrientes produzidos pela atividade, substituindo o recurso a fertilizantes de síntese em mais de 50%”.

 

David Neves lembra ainda que a FPAS está a “implementar outros projetos, como o Centro Tecnológico para a Suinicultura que será uma infraestrutura fundamental no processo de validação deste Roteiro, assim como na formação e reciclagem de recursos humanos e na promoção da atividade”. “Estamos também, no seio da Organização Interprofissional FILPORC, a desenvolver uma certificação em bem-estar animal”, acrescentou.

Novidade do Ministério da Agricultura

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, adiantou na sua intervenção que em breve será lançado um Aviso, no âmbito do PDR para que o setor possa certificar as suas explorações na dimensão do bem-estar animal. “É fundamental que o possamos fazer até por dever de transparência para com o consumidor que está muito mais atento as estas matérias”, refere.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?