Animais de Produção

OIE considera que erradicação da peste bovina mostra importância da vacinação

A OIE considera que a erradicação global da peste bovina é um lembrete do papel crítico que as campanhas de vacinação possuem.

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) considera que a erradicação global da peste bovina é um lembrete do papel crítico que as vacinas possuem.

Em notícia do site, a organização lembra que, durante séculos, os surtos de peste bovina causaram a morte de milhões de bovinos, búfalos, iaques e animais selvagens em toda a África, Ásia e Europa. No entanto, face a décadas de esforços concertados de governos e organizações locais, existiu uma erradicação através de campanhas de vacinação em massa de bovinos. A doença foi considerada erradica em 2011, dez anos após o último caso ter sido comunicado à OIE.

Até à data, na visão da OIE, a erradicação da peste bovina só pode ser comparável no domínio da saúde pública à erradicação da varíola, uma doença humana, que foi alcançada na década de 1980. Seguindo este caminho, outras doenças infeciosas são agora alvo de erradicação, tais como a raiva humana mediada por cães, a poliomielite em humanos e a peste des petits ruminants (PPR).

Em relação à PPR, o objetivo da comunidade internacional é erradicar a doença até 2030. Atualmente ela afeta ovinos e caprinos em cerca de 70 países: a maioria em África, Ásia e Médio Oriente.

O vírus PPR pertence à mesma família que o responsável pela peste bovina. Assim, a OIE considera que as lições aprendidas com a erradicação da peste bovina podem ser aplicadas aos esforços de eliminação do PPR. “Dado que as vacinas PPR estão prontamente disponíveis e podem induzir imunidade protetora ao longo da vida, a vacinação é um dos instrumentos-chave identificados no âmbito da  Estratégia Global de Controlo e Erradicação ”, explica a organização.

Como resultado da experiência de erradicação da peste bovina, a distribuição de vacinas fiáveis para o PPR e a sua inclusão nos bancos de vacinas são ações prioritárias para a OIE.