Investigação

Nova espécie de escaravelho descoberta na Serra da Estrela

Uma nova espécie de escaravelho foi encontrada por investigadores nacionais nas rochas do Buraco da Moura, em Seia, uma cavidade que se situa na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

De acordo com o Diário de Notícias, trata-se de uma descoberta de investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, do Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“Trata-se de um escaravelho predador que apresenta adaptações particulares ao modo de vida subterrâneo, nomeadamente despigmentação do exosqueleto, ausência de asas e de olhos compostos funcionais, e possui apêndices alongados para mais facilmente detetar as suas potenciais presas e predadores”, refere o cE3c ao jornal.

A nova espécie foi batizada de ‘Domene viriatoi’, em homenagem a Viriato, chefe militar dos lusitanos que se presume ser da região da Serra da Estrela, e já foi anunciada na revista científica Zootaxa, onde se explica que a espécie agora encontrada “é comparada com espécies próximas do subgénero Lathromene Koch, 1938, endémico da Península Ibérica“.

O escaravelho agora descoberto tem, de acordo com os investigadores, uma cor avermelhada e possui um comprimento entre 6,9 a 8,2 milímetros no caso dos machos e entre 6,3 a 8,8 milímetros no caso das fêmeas.