A água é um dos recursos mais importantes numa exploração pecuária e é, muitas das vezes, uma das maiores origens dos custos dos produtores. Num artigo recentemente publicado, a Progressive Dairyman revelou dicas que podem ajudar a reduzir o desperdício de água em explorações pecuárias e, consequentemente, os custos.
De acordo com a publicação são estas as dicas a que deve prestar atenção:
- As válvulas de retenção
As válvulas de retenção evitam o refluxo de água e podem ser eficazes para parar a água de drenagem do sistema de aspersão quando este se encontra desligado. Instalar válvulas de retenção mecânicas internas nos bicos aspersores pode ser uma forma de reduzir o volume de água disponibilizada na calha.
- Bocal
O tamanho do bico permite controlar a água que é entregue e o tamanho da gota de água. De acordo com a publicação, o ideal é selecionar um bico que crie gotículas de chuva ‘drop-size’ e menos névoa. Gotas maiores permitem reduzir a deriva da pulverização e penetram melhor na vaca.
- Temporizador
Um sistema de aspersão consistente deve contar com um temporizador que permita ajustar o ciclo de aspersão. Esta ferramenta permite saber que quantidade de água está a ser dispensada a cada momento e é uma forma de evitar erros, já que elimina o fator humano da operação.
- Termostato
Os termostatos permitem controlar os sprinklers e as ventoinhas. Para além disso, para os produtores esta é uma ferramenta essencial, já que permite que um produtor reduza a quantidade de água que usa a uma temperatura mais baixa e aumente a quantidade de água utilizada quando as temperaturas estão mais elevadas.