A Animalife lançou uma campanha de sensibilização, intitulada “Verão Sem Abandono”, que pretende combater o crescente número de abandono de animais durante os meses de verão, sendo que em 2023 o número de animais retirados das ruas atingiu um recorde.
Segundo o relatório anual do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado em comunicado pela Animalife, o número de animais recolhidos nos Centros de Recolha Oficial (CRO) atingiu um recorde em 2023, com mais de 45 mil animais retirados das ruas.
Neste sentido, de acordo com o comunicado de imprensa, a campanha da associação visa promover a responsabilidade dos tutores e realçar que “a amizade e o compromisso com os animais não devem ser interrompidos durante as férias”.
Com o mote “A Amizade Não Tira Férias”, a iniciativa pretende ainda “tocar o coração dos portugueses e lembrar que os animais dependem dos seus tutores para a sua sobrevivência e bem-estar”.
Segundo a nota de imprensa, a campanha conta com “imagens poderosas e emocionantes de animais com um ar triste, uma representação simbólica do abandono durante o período de férias”.
Vitor Neves, responsável pelo departamento de comunicação da Animalife e mentor das peças de comunicação desta campanha, destacou que “a Animalife tem um compromisso constante com a sensibilização e a educação da população sobre o bem-estar animal. Esta campanha é uma oportunidade crucial para reforçar que a amizade e o amor pelos nossos animais de estimação não tiram férias”.
A Animalife informou também que convidou todas as Câmaras Municipais a associarem-se à campanha de sensibilização, tendo deixado ainda o apelo à comunidade para que não abandone os seus animais de companhia, pois, “além de ser um ato de crueldade, o abandono de animais é também um crime punível por lei”.
Já Rodrigo Livreiro, Presidente da Direção da Animalife, afirmou que “a colaboração é fundamental para continuarmos a sensibilizar a sociedade e a combater o abandono de animais”.