Os One Health Pet Awards, que pretendem distinguir projetos “transformadores” na área da saúde animal, reconhecendo a importância do conceito One Health, irão disponibilizar um conjunto de seminários sobre o bem-estar animal e o apoio emocional a tutores de animais de companhia.
O projeto, da agência de marketing e comunicação UPPartner, acontecerá no dia 28 de novembro, no Monsantos Open Air, em Lisboa.
Com a realização prevista para a parte da manhã, antecipando a entrega dos One Health Pet Awards, estes seminários “visam educar e sensibilizar o público sobre a profunda ligação entre humanos e os seus animais de companhia”, denota a organização em comunicado.
A participação nos seminários será mediante inscrição prévia e com lotação limitada através do seguinte site: https://onehealth-petawards.com/seminarios/.
Conheça os temas dos seminários.
“O processo de luto pela perda de um animal de companhia”
O tema retrata a relação construída entre o tutor e o seu animal de companhia e o nível de intimidade e proximidade emocional que pode atingir. “O processo de luto pela perda de um patudo pode ser mais doloroso e traumático do que aquele que é gerado por uma perda humana. Este seminário apresenta como principais objetivos a compreensão das características que definem a relação (única) humano-animal e os consequentes desafios emocionais e fases inerentes ao processo de luto; a exploração dos diferentes tipos de luto (inesperado, antecipatório, ambíguo); o impacto da tomada de decisão da eutanásia e o spapel da intervenção psicológica; a importância dos rituais do luto; a disponibilidade emocional para uma nova adoção – entre outros temas que reforçam a necessidade de pedir ajuda especializada aquando desta experiência emocional tão violenta”, pode ler-se em comunicado. O tema será conduzido pela oradora Sofia Gabriel, psicóloga clínica na MIND, e acontecerá entre as 09h00 e as 09h45.
“Linguagem Corporal Canina – O que saber na ótica do utilizador”
Este seminário pretende focar-se na interpretação da linguagem corporal dos cães, com vista a ajudar os tutores a entender melhor os sinais que os seus animais transmitem diariamente. “De forma prática, os participantes aprenderão a reconhecer comportamentos de stress, ansiedade, felicidade e conforto, para melhorar a comunicação e o vínculo com os seus cães. Especialistas em comportamento canino explicarão como aplicar esse conhecimento no dia a dia, promovendo uma convivência mais harmoniosa e segura.” O seminário conta com a apresentação da oradora Luisa Fechner, médica veterinária e fundadora do Clã do Cão, e acontecerá entre as 10h00 e as 10h45.
“Saber mais sobre o meu cão pode mudar o mundo?”
Com o objetivo de destacar a importância da educação e da informação sobre a interação entre humanos e cães, promovendo mudanças que beneficiem tanto o bem-estar animal quanto a saúde pública, este seminário será orientado pelos Veterinários Sem Fronteiras Portugal. “Qual é o papel do veterinário em diferentes espécies e contextos, com destaque para a segurança alimentar e a vigilância de doenças?” Este será o ponto de partida do seminário que será conduzido por Carolina Brandão, médica veterinária e membro do grupo de projetos de animais de companhia dos Veterinários Sem Fronteiras Portugal; e Filipa Barreto, médica veterinária e voluntária digital dos Veterinários Sem Fronteiras Portugal. Decorrerá entre as 11h00 e as 11h45.