Quantcast
Médicos Veterinários

Quais os principais fatores que afetam a saúde mental dos estudantes de veterinária?

Quais os principais fatores que afetam a saúde mental dos estudantes de veterinária? Image generator/ChatGPT

Os estudantes de medicina veterinária enfrentam desafios significativos que afetam a sua saúde mental e bem-estar. É a conclusão de uma nova revisão científica que explorou as variáveis demográficas e psicossociais que influenciam a saúde mental destes estudantes, destacando fatores comuns de stress e estratégias de gestão.

Segundo os investigadores, um conteúdo académico rigoroso, elevadas expectativas relativas à profissão e uma preparação clínica rigorosa, levam a um ambiente de “alta pressão” e “stress constante”.

 

Os investigadores também concluíram que as mulheres relataram níveis mais altos de stress, ansiedade e depressão em comparação com os homens, o que exigiu intervenções específicas de género.

A revisão incluiu estudos publicados até 2021e que envolvessem estudantes de medicina veterinária, com 21 investigações a serem incluídas na revisão científica por cumprirem os critérios de inclusão.

 

Dados demográficos, fatores de stress, medidas de saúde mental aplicadas e estratégias de combate foram extraídos e analisados, com a seleção final a basear-se na relevância, qualidade e abrangência.

Por outro lado, os cientistas indicaram que, apesar de utilizarem os serviços de saúde mental à sua disposição, barreiras como o estigma e a falta de consciencialização dificultaram o acesso a estas ferramentas por parte de alguns estudantes.

 

“O apoio social e a qualidade das relações foram cruciais para o bem-estar mental dos estudantes, com aqueles que estiveram inseridos em ambientes de apoio a demonstrarem menores níveis de stress. As estratégias eficazes para lidar com o stress incluíam exercício e atividades sociais, enquanto os comportamentos nocivos, como o abuso de substâncias, agravavam os problemas”, referem os investigadores.

E continuam: “os resultados sublinham a necessidade de sistemas de apoio direcionados para melhorar a saúde mental e a resiliência dos estudantes de veterinária. As escolas de veterinária devem dar prioridade à criação de um ambiente de apoio para garantir que os estudantes possam lidar com as exigências da sua profissão, mantendo a sua saúde mental e bem-estar”.

 

Os cientistas referem ainda que este tipo de análise revela que o problema de saúde mental vivenciado pela profissão veterinária não afeta apenas os profissionais mais veteranos, mas também influencia os alunos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?