Algumas investigações apontam para evidências dos benefícios do vínculo humano-animal na saúde cardiovascular humana, revela o Portal Veterinaria. Vários estudos têm explorado esta conexão, analisando os efeitos na pressão arterial, frequência cardíaca e outros pormenores.
A análise exaustiva da American Heart Association concluiu que “alguns, mas não todos, estudos sobre a propriedade de animais de companhia e a pressão arterial sistémica encontraram uma associação entre a propriedade de animais de companhia e a menor pressão arterial”.
Além disso, “a maioria dos estudos encontrou uma relação positiva ou benéfica entre ter um gato ou cão e a função autonómica ou reatividade cardiovascular para o stresse”, embora a análise tenha constatado que “existem dados mínimos sobre a associação de tutores de animais de companhia e níveis de lípidos” (Levine et al. 2013).
Um estudo recentemente publicado realizou uma revisão sistemática e meta-análise de estudos publicados entre 1950 e 2019. Os autores encontraram dez estudos relevantes que produziram dados de 3 837 005 participantes. De acordo com esta análise, possuir um cão foi associado a um risco 24% menor de mortalidade por todas as causas em comparação com a não propriedade.
Em pessoas com problemas cardiovasculares anteriores, viver numa casa com um cão foi associado a uma redução de risco ainda mais pronunciada para todas as causas de mortalidade. Reduzindo para análises de estudos que avaliam a mortalidade cardiovascular, a propriedade do cão conferiu uma redução de 31% no risco de morte cardiovascular (Kramer et al. 2019).
Referências bibliográficas
Levine, G.N., Allen, K., Braun, L.T., Christian, H.E., Friedmann, E., Taubert, K.A., Thomas, S.A., Wells, D.L. and Lange, R.A., 2013. Pet ownership and cardiovascular risk: a scientific statement from the American Heart Association. Circulation, 127(23), pp.2353-2363.
Kramer, C.K., Mehmood, S. and Suen, R.S., 2019. Dog ownership and survival: A systematic review and meta-analysis. Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, 12(10), p.e005554.
The role of the pet-human bond. Review and summary of the evidence. August 2020. Purina.