Quantcast
Animais de Companhia

Oeiras criou postos de atendimento municipais pet friendly

Oeiras criou postos de atendimento municipais pet friendly Direitos Reservados

O município de Oeiras criou postos municipais de atendimento ao público que são pet friendly, permitindo aos cidadãos fazerem-se acompanhar pelo seu animal.

Os estabelecimentos públicos que aderiram à iniciativa exibem o selo ‘Espaço Amigo dos Animais’, com o município a esclarecer que a iniciativa está aberta a todos os comerciantes que queiram receber animais nos seus estabelecimentos.

 

De acordo com as indicações da autarquia, o tutor deve vir acompanhado da sua identificação, do boletim de vacinação em dia do cão e do registo de chip.

Além disso, os animais devem circular sempre sob a supervisão dos tutores, utilizando trela não superior a 1 metro (e açaime funcional quando necessário), ou em carrinhos ou bolsas próprias para o seu transporte.

 

Os cães perigosos ou considerados como raças potencialmente perigosas, animais que se encontrem visivelmente debilitados ou doentes e animais com o cio estão impedidos de entrar nestes espaços, esclarece o município de Oeiras.

Esta medida, aplicada no âmbito da Política Animal municipal, teve início com um projeto-piloto que arrancou, em maio de 2022, nos postos de atendimento da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, tornando-os espaços ‘Pet Friendly’.

 

Dado o seu sucesso, a autarquia decidiu alargar o programa a todo o concelho e, em junho de 2022, foi colocado o primeiro selo, no balcão de atendimento dos Paços do Concelho.

 

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?