Quantcast
Animais de Companhia

Natal leva Porto e Braga a suspenderem adoção de animais até 7 de janeiro  

Natal leva Porto e Braga a suspenderem adoção de animais até 7 de janeiro  

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Porto e o Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) de Braga anunciaram a suspensão temporária dos processos de adoção, devido à preocupação com a época festiva.

Entre os dias 15 de dezembro e 5 de janeiro as visitas no Porto ficam suspensas, reabrindo ao público no dia 8 de janeiro de 2024. Já em Braga, de 18 de dezembro a 5 de janeiro são suspensas as adoções, retomando também dia 8.

O objetivo é passar a mensagem de que “um animal não é um presente” e incentivar à reflexão e ponderação prévias para evitar problemas posteriores, como a devolução ou o abandono de animais causados pelas decisões impulsivas e precipitadas desta quadra. O CROA do Porto conta com um guia onde podem ser consultadas as etapas que devem ser ponderadas antes de uma adoção.

“A decisão de adotar um cão ou um gato deve ser bem ponderada. O CROA lembra que os animais precisam de muito empenho e tempo livre. Quem quer adotar um animal, deve ter em consideração o estilo de vida e projetos futuros e avaliar se terá tempo para o educar e satisfazer as suas necessidades, sejam as de alimentação, higiene, lazer e afetos”, alerta a Câmara Municipal do Porto.

Desde a sua criação, o CROA promove o bem-estar e a adoção responsável dos animais, através de campanhas de rua, visitas guiadas às instalações ou deslocações de equipas e de animais resgatados a centros de dia e a escolas do Porto.

 

Já a Agere, empresa de águas e resíduos de Braga, afirma que “o CRO de Braga reitera o seu compromisso em garantir o bem-estar e a proteção dos animais, assim como em fomentar a sensibilização sobre a importância da adoção consciente e do tratamento responsável dos animais de companhia”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?