Quantcast
Animais de Companhia

Elanco apoia livro que promove benefícios dos cães de assistência em crianças com autismo

Elanco apoia projeto da Associação Ânimas com livro sobre autismo e cães de assistência Direitos Reservados

A Elanco Animal Health uniu esforços com a Associação Ânimas para promover a iniciativa “Ana e C57, o cão espacial”, um livro que sensibiliza para a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e o papel dos cães de assistência.

Como parte desta ação, a Elanco entregou 132 exemplares da obra à sua equipa e doou 10 exemplares à biblioteca do Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District.

 

De acordo com o comunicado de imprensa, a entrega contou com a presença de Juan Pascual, Vice-presidente para França, Ibéria e Itália da Elanco, e Alejandra González, Head Digital Marketing & Communication da Elanco e responsável pelo programa ‘Deixemos Pegada Elanco’, iniciativa que promove o voluntariado interno da empresa e o apoio a causas sociais com foco no vínculo humano-animal.

O livro, da autoria da psicóloga Liliana Carril e com ilustrações de Leandro Filho, estudante da Escola Secundária D. Maria II, de Braga, conta a história de Ana, uma menina com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), que encontra no seu cão de assistência, C57, um apoio constante e transformador. A obra mostra como o vínculo com o animal lhe dá coragem e segurança para enfrentar os desafios do dia a dia.

 

Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a consciência sobre os benefícios dos cães de assistência e reforçar a importância do trabalho desenvolvido por organizações como a Associação Ânimas, que treina cães para apoiar pessoas com diversidade funcional em Portugal.

De acordo com o comunicado, cães treinados para assistência a crianças com PEA ajudam a reduzir comportamentos de fuga — que afetam cerca de 50% das crianças entre os 4 e os 11 anos — e promovem melhorias na autorregulação emocional, no sono, no contacto visual e nas interações sociais. A sua presença tem um efeito positivo no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.

 

Segundo Alejandra González, “a terapia assistida por animais tem-se demonstrado um método eficaz no apoio a crianças com PEA. Além de facilitar a comunicação e a conexão emocional, também contribui para o desenvolvimento de diversas competências sociais e emocionais”.

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?