Quantcast
Médicos Veterinários

Ecuphar disponibiliza guia auxiliar de prescrição eletrónica para médicos veterinários

Ecuphar guia prescrição eletrónica médico-veterinária

A Ecuphar anuncia o lançamento de um guia que pretende simplificar a adaptação dos médicos veterinários ao novo procedimento de prescrição eletrónica.

A Prescrição Eletrónica Médico-Veterinária (PEMV) decorre da obrigatoriedade da aplicação do Regulamento Europeu 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, de 11 de dezembro de 2018, que estabelece as medidas referentes à utilização dos medicamentos veterinários.

 

Em comunicado, a Ecuphar reforça a crescente preocupação das organizações internacionais de saúde pública e animal relativamente à resistência antimicrobiana, o que as leva a “implementar medidas que promovam o uso responsável e prudente de antibióticos, tanto na medicina humana quanto na medicina veterinária”.

De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a PEMV permitirá a “monitorização contínua da utilização de medicamentos em animais, incluindo medicamentos que contêm antimicrobianos, contribuindo para garantir um elevado nível de proteção da saúde animal, do ambiente, do bem-estar dos animais e da salvaguarda da saúde pública. Esta monitorização, além de obrigatória nos países da União Europeia, permitirá a avaliação contínua das políticas implementadas, tendo em vista a prevenção do aumento das resistências aos antimicrobianos”.

 

A Ecuphar, no âmbito da iniciativa europeia, One Health, e, tendo em conta o Plano Nacional de combate às Resistências aos Antimicrobianos, tem vindo a promover o uso responsável dos antimicrobianos, através de iniciativas de formação, e criação de materiais auxiliares à prática clínica.

Com efeito, “disponibiliza aos médicos veterinários um Póster Antibiofarm que contém informação das várias famílias de antibióticos, tendo em conta a sua distribuição nos principais tecidos, junto com o seu espectro de atuação frente a diversos agentes patogénicos, cruzando estas informações com as recomendações de utilização, segundo a classificação AMEG, da Agência Europeia do Medicamento, EMA.

 

Aceda ao guia aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?