Eventos

Curso teórico-prático de Antibioterapia em Medicina Veterinária

Antibioterapia em Medicina Veterinária: tudo o que precisa de saber num curso prático

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai organizar, em conjunto com médicos veterinários e médicos infeciologistas, a terceira edição do curso teórico-prático “Antibioterapia em Medicina Veterinária”, que decorrerá a 16 de maio, entre as 9h e as 18h.

Este curso destina-se a médicos veterinários, enfermeiros veterinários, alunos de medicina veterinária e alunos de enfermagem veterinária e oferece uma abordagem prática do uso racional destes fármacos na clínica de animais de companhia.

Os principais objetivos da formação passam por “reconhecer a importância da medicina veterinária na problemática das resistências aos antimicrobianos, compreender os princípios fundamentais da prescrição de antimicrobianos em animais de companhia, selecionar a estratégia terapêutica adequada perante casos clínicos concretos e interpretar antibiogramas”, pode ler-se no descritivo da formação.

O curso é da responsabilidade da médica veterinária e infeciologista Filipa Ceia, em colaboração com o projeto PETRI (Prevenção e Tratamento da Infeção). Entre os formadores estão professores de microbiologia, médicos veterinários e assistentes hospitalares de infeciologia, como Patrícia Poeta, Paulo Martins da Costa, Cláudia Rodrigues, Ana Cláudia Carvalho, Paulo Andrade e Nuno Pereira.

O curso tem capacidade para 40 participantes e a seleção será efetuada com base na data de inscrição. Será emitido um certificado de participação e de avaliação.

O programa pode ser consultado online.