Quantcast
Médicos veterinários

APIFVET sensibiliza para a importância da vacinação na saúde animal e pública

iStock

No Dia Mundial da Vacinação Animal, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) sensibiliza para o papel fundamenta da vacinação como meio de promover a saúde animal e, consequentemente, proteger a saúde pública.

Neste dia, a APIFVET apela à comunidade médico-veterinária para manter o alto padrão de vigilância e cuidado, “que tem sido uma força motriz para a saúde animal em Portugal e além-fronteiras”, avança a associação em comunicado de imprensa.

 

“Estamos diante de um marco na saúde animal onde a vacinação não é apenas e só uma medida de prevenção, mas uma verdadeira necessidade e demonstração de responsabilidade com o bem-estar animal e segurança alimentar,” afirmou Jorge Moreira da Silva, presidente da APIFVET.

E continua: “as estatísticas mostram um investimento contínuo na investigação e desenvolvimento e é nosso dever assegurar que este avanço se mantenha mantendo o foco no desenvolvimento de novas vacinas”.

 

De acordo com os dados da Animal Health Europe, as inovações no campo das vacinas estão a diminuir “drasticamente a incidência de doenças, a mortalidade e o uso de antibióticos”, o que contribui para uma abordagem de saúde mais sustentável e integrada de uma maneira decisiva no conceito “Uma só Saúde” e um só “Bem Estar”.

 

“A vacinação representa uma dupla vitória: melhora o bem-estar dos animais e garante uma cadeia alimentar mais segura”, enfatizou Jorge Moreira da Silva. “Ao celebrarmos o Dia Mundial da Vacinação Animal, reconhecemos o empenho de todos os profissionais que, com o seu trabalho, tornam estas conquistas possíveis”, concluiu.

 

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?