Quantcast
Animais de Companhia

Tecnologia de IA utilizada para localizar animais abandonados no Brasil

Tecnologia de IA utilizada para localizar animais abandonados no Brasil Direitos Reservados

Uma startup no Brasil implementou uma tecnologia que utiliza Inteligência Artificial (IA) para localizar cães e gatos em situação de abandono nas ruas. Até ao momento, foram identificados 62.847 animais em 15 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Sergipe.

A empresa Mapzer equipa veículos com sensores inteligentes que captam imagens de alta resolução enquanto percorrem as cidades. Estas imagens são processadas por um software de IA que identifica automaticamente animais abandonados. As informações são transmitidas, em tempo real, para as autoridades municipais, facilitando as intervenções de resgate.

 

Com estes dados, os municípios podem implementar ações direcionadas, como campanhas de esterilização, resgates específicos e reforço na fiscalização contra maus-tratos. A tecnologia reduz a necessidade de levantamentos manuais, tornando o processo mais rápido, eficiente e abrangente.

Para Paulo Machado, diretor-executivo da Mapzer, “a inteligência artificial tem o poder de reconfigurar a maneira como abordamos o abandono de animais. Ao integrar esta tecnologia ao processo urbano, conseguimos não apenas localizar, mas também antecipar ações preventivas, criando uma rede de proteção mais eficiente e abrangente, que pode também impactar positivamente outras áreas da gestão pública”.

 

De acordo com o Instituto Pet Brasil, aproximadamente 4,8 milhões de cães e gatos vivem em condições de vulnerabilidade no país, muitos deles vítimas de abandono. Desde 1998, o abandono de animais é considerado crime no Brasil, tendo o governo aprovado uma lei, em março do ano passado, que pretende reforçar que o abandono não é apenas uma questão moral, mas também uma infração passível de punição.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?