Nos últimos dias encontrei alguns colegas que não via há algum tempo e as palavras que ouvi repetidamente foram “bom, como o tempo passou. Já estamos no final de mais um ano!”. De forma estranhamente perturbante, estas palavras ficaram a latejar na minha cabeça, como um alerta para aquilo que ainda não foi feito. O novo ano aproxima-se a passos largos, muitos sonhos, tantas coisas por fazer, uma ansiedade crescente que, por vezes confesso-vos, paralisa. O que está ao meu alcance fazer, por mim e pelo meu negócio? Por onde começo? Será que preciso de ajuda?
A melhor forma de ultrapassar este medo é ter um plano. E este é o momento: está fresco na nossa cabeça o ano que passou e como passou e isso ajuda-nos a projetar para a frente o que queremos que continue, porque deu resultados, e o que queremos mudar ou inovar para alcançar outros resultados.
“Insanidade é continuar a fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, dizia Albert Einstein.
E se continuarmos a fazer sempre as mesmas coisas, como vamos sobressair no nosso mercado? O êxito das nossas empresas, nos dias de hoje, depende da solidez da nossa estratégia e dos planos para a colocar em prática, da nossa capacidade criativa para entregar ao nosso cliente soluções para os seus problemas e expetativas e, não menos importante, da clarificação dos objetivos de cada elemento, envolvendo toda a organização e assegurando a competitividade e satisfação da equipa.
Tentei simplificar o nosso plano de ação porque acredito que coisas simples se concretizam com maior facilidade e por isso vou partilhar os 10 passos que reúnem consenso entre vários especialistas nestes temas.
- Faça um balanço do ano que passou
Pois bem, este é o momento para a fazer a primeira pergunta: Como foi este ano de 2016 na minha empresa? Recupere todas as informações pertinentes e indicadores do negócio. Faça um levantamento dos sucessos e insucessos e planos que nunca saíram da gaveta. Como reagiram os seus clientes ao vosso trabalho? E os seus colaboradores; como foi o seu desempenho? Estão satisfeitos e motivados?
Estes balanços permitem a correção da rota e servem de guia para desenhar uma nova estratégia mais atual.
- Faça um estudo do mercado
Entendendo a situação atual da empresa, vamos olhar para o mercado envolvente: premissas macroeconómicas, tendências do mercado e do consumidor, quem são os players do setor e quem compete diretamente com o nosso modelo. Faça benchmarking (infelizmente neste campo ainda temos pouca informação relevante e comparável). Saia para a rua e visite novos negócios, mesmo de outras áreas…e depois entre pela porta da frente do seu negócio e olhe com outros olhos.
“There are no facts in the building…so get the hell out and talk to customers”, Steve Blank
- Projete cenários
Vou pedir-lhe que invista uma hora na realização de uma análise SWOT ao seu negócio. Depois imagine diferentes situações envolvendo possibilidades pessimistas, otimistas e mais prováveis/realistas. Tente não esquecer que quando identificamos ameaças atempadamente, temos a possibilidade de transformar algumas em oportunidades. Com isto tenho a certeza que se sentirá mais preparado para enfrentar qualquer cenário e cumprir orçamentos.
- Trace metas e objetivos
Este é o momento para colocar os objetivos no papel e definir metas para 2017 na sua empresa. Embora seja fácil deixar os sonhos voar soltos, esforce-se para pensar no que será necessário para conquistar cada meta, atentando ao comportamento das novas gerações de clientes, ao comportamento da concorrência, disponibilidade e comportamento de fornecedores, abrangência geográfica do negócio, as pessoas envolvidas, os processos empresariais e a viabilidade do negócio.
- Faça uma revisão ao modelo de negócio da sua empresa
Antes de avançar penso que é importante estarmos todos a falar do mesmo e sinto que, por vezes, surgem ambiguidades quando falamos em planos de negócios e modelos de negócio. O plano de negócio é um documento que apresenta o estado atual e futuro da empresa, descrevendo os objetivos do negócio e as etapas que devem ser cumpridas para alcançar os objetivos mencionados. Quando falamos de modelos de negócio falamos da representação dos processos da empresa, de como esta oferece valor aos seus clientes, obtém o lucro e se mantém de forma sustentável ao longo do tempo. Como diz Alexander Osterwalder, o modelo de negócio “descreve a lógica como uma organização cria, captura e entrega valor”.
Quando criamos ou revemos o nosso modelo de negócio é importante que o façamos não centrados na organização (como podemos fazer mais vendas, como podemos atrair mais clientes e ganhar mais dinheiro, que relações precisamos estabelecer?) mas sim centrados no cliente (que serviços o nosso cliente precisa e como posso ajudar, quais as aspirações dele e como prefere ser atendido, quais os valores que os clientes estão dispostos a pagar?)
- Crie um calendário para ações importantes
A melhor maneira de fazer as coisas acontecerem é a programação e ter uma ferramenta visual que nos ajude a monitorizar é o ideal – afixe na sua área administrativa estes calendários e abuse das cores para que nada lhe passe despercebido, para bom e para o mal, e para que todos possam ver e se sintam responsáveis.
- Reestruture a sua equipe
É importante rever as responsabilidades, tarefas e o desempenho de toda a equipa para conseguir adequar cada colaborador nas novas estratégias e discutir com eles futuros desafios. Isto é válido também para prestadores de serviços e todos os parceiros do negócio. É nesta altura que se fecham os planos de formação e custos inerentes, regras para gestão das férias e licenças e o que vamos fazer para motivar e envolver as pessoas no ambiente da empresa.
- Organize um orçamento anual
Agora que temos uma ideia clara de tudo o que queremos para o negócio está na hora de lhe atribuir valores. É crítico construir um orçamento onde coloque todas as receitas previstas da operação e gastos associados (com base no ano anterior), elencar os custos fixos e variáveis e impostos. Não se esqueça que os investimentos também devem ser previstos.
- Direcione investimentos
A proposta do Orçamento do Estado 2017 não traz grandes alterações ao nível dos impostos diretos. No entanto, apesar de incidir essencialmente sobre os impostos indiretos e património, apresenta alterações no IRC, nomeadamente novos benefícios fiscais. Informe-se sobre as principais medidas para as empresas da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano. Para investimentos, o cenário deve atender a uma priorização de projetos, considerando-se tempo de retorno, volume e fonte de financiamento. Esses investimentos são estratégicos e visam a manter a competitividade da empresa e sua presença no mercado.
- Defina prazos para avaliar
Esta é uma das partes mais exigentes: é necessário acompanhar constantemente e avaliar. Defina prazos para avaliar o que está e o que não está a funcionar ou a correr dentro do plano.
Por favor, não arrisque navegar ao sabor do vento, pois como dizem por aí, se não definir para que porto se dirige, qualquer rota será boa, já o destino será incerto.