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Como incentivar a inovação na sua pequena empresa

veterinário a falar com cliente

Inovação. A palavra é repetida à exaustão e, muitas vezes, o seu real significado perde-se no meio do dia-a-dia. Sem inovação, uma organização fica estagnada e fadada ao fracasso, uma vez que repete os mesmos erros e acertos num ciclo sem fim. Entre inúmeras ideias de inovação existentes destacamos sete princípios que todo o líder precisa saber para garantir o sucesso contínuo da sua organização.

Veja as sete dicas de inovação e como podem ajudar a levar o conceito para dentro da sua empresa:

1Inspiração: A inspiração pode vir de onde você nem imagina, inclusive de falhas. Aliás, partir de um ponto de dor é um ótimo start para começar a procurar qualquer inovação. Olhe para a sua empresa com cuidado e veja quais as áreas que mais sentem dor. A partir daí comece a identificar os pontos possíveis de serem mudados e comece a agir em cima disso.

2 – Oiça os colaboradores: Na correria do dia a dia do empreendedor, que precisa dar conta de tudo, nem sempre é possível parar e ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Pois saiba que eles têm lições valiosas para compartilhar com você e que podem ajudar a encontrar os pontos da sua empresa que mais precisam de inovação para oxigenar e crescer. Tente criar um modelo recorrente de reuniões de status para que troquem ideias.

3- Oiça os clientes: Essa é a fonte de informação mais barata e importante que existe. No entanto nem sempre é utilizada pelas empresas. Ter estreito contato com clientes para interpretar os seus desejos pode fornecer boas ideias de oportunidades de negócio para a empresa.

4 – Valorize e recompense: Reconhecer o esforço pessoal e da equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de medição são estimulantes. As recompensas podem ser financeiras ou não, por exemplo, presentes, placas, troféus, folgas, comunicações públicas. O importante é que o empreendedor atrele às recompensas a criação de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.

5 – Invista na sua equipa:  Não considere o investimento na sua equipa como um curso extra e sim como um investimento que tem como objetivo principal ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa e, principalmente, desenvolver produtos e serviços inovadores.

6 – Saber voltar atrás: Toda inovação é arriscada, pois mesmo com planeamento o resultado pode não ser o esperado. Por isso, qualquer que seja a mudança, deve-se medir os resultados, com indicadores pré-estabelecidos. Se concluir que a ação não está a gerar o resultado esperado, tenha a humildade de parar e repensá-la.

Sérgio Lobato - orador VetBizz

Sérgio Lobato, médico veterinário http://sergiolobato.blogspot.pt/

7 – Repetição: Crie um processo de inovação recorrente, para que o processo criativo de inovar não se perca pelo caminho. Pode ser por meio de reuniões recorrentes ou mesmo do projeto de valorização e recompensas: para o bem dos colaboradores e da organização é importante que líderes estejam sempre ligados para procurar oportunidades nas ideias de inovação.

 

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