Uma equipa com uma atitude negativa em relação a um determinado projeto tem menos probabilidades de vir a ser bem-sucedida. A conclusão é apoiada por inúmeros estudos e agora também por Jenny Moffett, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, que publicou recentemente no Veterinary Team Brief o artigo ‘Accentuate the Positive & Eliminate the Negative in a Team’.
De acordo com a investigadora, uma equipa positiva pode definir-se como aquela que demonstra emoções como entusiasmo, engagement e interesse face aos projetos nos quais está envolvida. Uma equipa negativa expressa, sobretudo, emoções como o pessimismo, a raiva e a ansiedade.
Como explica Jenny Moffett, uma atitude positiva dentro de uma equipa traz muitos mais benefícios do que uma atitude negativa. A partilha de informação e ideias é, de acordo com a investigadora, maior nas equipas positivas, assim como a performance.
Como criar uma equipa vencedora?
“Uma equipa positiva começa com a sua formação – é importante selecionar os membros de uma equipa de forma cuidadosa e garantir que estes têm acesso aos recursos necessários. Uma equipa que começa a trabalhar de forma positiva e que trabalha de forma eficiente frequentemente terá começado com um conjunto de objetivos claro e com os recursos necessários para os atingir”, defende.
Para a investigadora é importante que as organizações entendam que, para criar uma equipa positiva, os líderes devem começar por “definir o tom”, isto é, devem espelhar aquilo que desejam ver na sua equipa. “Os líderes podem encorajar e servir de modelo para os comportamentos que desejam ver, sendo abertos e promovendo uma comunicação honesta. Um líder eficiente pode modular o estado de humor dos seus colaboradores, reconhecendo, por exemplo, as forças individuais dos seus membros”.
E como é que se eliminam as atitudes mais negativas? Sabemos já que uma pessoa com mau humor pode ‘contaminar’ todos os outros à sua volta. A ideia tem vindo a ser suportada academicamente e no setor da medicina veterinária não é diferente: uma pessoa negativa pode, de facto, afetar toda a equipa. Segundo a investigadora, nas alturas mais desafiantes e stressantes, um líder deve mostrar-se “calmo e encorajador, mantendo-se focado na realidade. Um líder que age de forma pouco apropriada ao ser demasiado positivo numa altura difícil pode ser visto como pouco autêntico e insensível”.
Moffett defende que nas situações em que um membro da equipa está demonstrar uma atitude negativa, deve-se tentar dissipar a situação, mostrando que existem aspetos positivos, enumerando-os. Além disso, chamar esses membros e falar com eles de forma privada, permitindo-lhes que mostrem o seu ponto de vista pode ajudar a que sintam que alguém está a tentar compreender o seu ponto de vista. Lembre a sua equipa que os problemas e os obstáculos existem, mas são ultrapassáveis.
“As equipas, como os indivíduos, tendem a funcionar de forma mais eficaz e produtiva quando são otimistas e positivas acerca de uma tarefa ou projeto. Assim, os líderes devem preparar as suas equipas para o sucesso, devem investir num clima de positividade e garantir que o processo não se perde entre comportamentos negativos”, conclui.