Muitos donos receiam colocar os seus gatos obesos em dieta por acreditarem que o animal irá gostar menos deles ou adotar comportamentos agressivos, mas um estudo recentemente publicado pela Cornell University School of Veterinary Medicine sugere que depois de oito semanas em dieta, os gatos desenvolvem maior afeição pelos seus donos.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores colocaram 58 gatos obesos em uma de três dietas com calorias iguais. Os donos dos felinos ficaram responsáveis por registar os comportamentos dos animais, como o miar, os pedidos de comida, e comportamentos como hábitos de sono e utilização da caixa de areia.
Os resultados mostram que depois de oito semanas a fazer dieta, os animais passaram a implorar menos vezes por comida e começaram a sentar-se mais vezes no colo dos seus donos e a ronronar.
De acordo com os investigadores, estes resultados sugerem que apesar dos animais mostrarem descontentamento entre a primeira e quarta semana de dieta, eventualmente acabam por ficar mais satisfeitos, mostrando maior afeição pelos seus donos.
Recorde-se que a obesidade animal é considerada uma epidemia, com 58% dos gatos nos EUA a registarem excesso de peso ou mesmo obesidade.