A REVET Academy organizou no passado dia 18 de junho, em Lisboa, o workshop ‘Aumente a faturação por consulta na sua clínica veterinária’.
Em destaque estiveram três pontos: compreender os fatores que limitam o sucesso e a eficácia do atendimento veterinário; os passos para uma consulta de sucesso e a utilização das tecnologias da informação e comunicação a favor dos centros de atendimento médico veterinários (CAMV).
No âmbito dos fatores que limitam o sucesso e a eficácia, Elisabete Capitão, médica veterinária e fundadora do projeto REVET | rethink vet business, apontou a importância do mindset, ou seja, de “definir os valores a transmitir e as relações que quero estabelecer com a equipa, com os pacientes e colocar isto em papel”.
Por seu turno Brian Faulkner, médico veterinário e consultor nas áreas de vendas, motivação e liderança, salientou que “a satisfação do cliente começa no momento em que os nossos olhos se encontram”. O consultor declarou ainda que “há uma grande diferença nas mentes dos clientes entre o vender testes e o comprar informação” e, neste sentido, defendeu a necessidade de se “fazer uma recomendação assertiva”, pois aquilo que o médico veterinário quer é “representar os interesses dos seus pacientes”.
Por fim, Renato Miracca, médico veterinário e consultor em São Paulo, Brasil, dedicou-se à parte das tecnologias, tendo adiantado que “existe uma diferença entre dados e conhecimento e se não se transformar estes dados em informação e gerar conhecimento, eles não servem para nada”.
Por outro lado, sublinhou o quanto é fundamental “numa base de dados a informação estar classificada e normalizada”. E, por isso, a inserção de dados pode ser um desafio. Porém, existem inúmeras vantagens na implementação das tecnologias da informação e comunicação nos CAMV. Renato Miracca indicou “a agilidade e eficiência em todos os processos, o maior controlo da empresa (pessoas, contabilidade, marketing) e a agilidade e eficiência para obter informações e tomar atitudes a respeito”, etc.