Quantcast
editorial

2014 vai deixar saudades?

2014 vai deixar saudades?

Alívio ou nostalgia. Os estados de espírito tendem a misturar-se à medida que mais um ano se aproxima do fim. Para alguns 2014 terá sido um ano para esquecer e está na altura de recuperar energias a delinear novos rumos. Para outros 2014 foi um ano de novas apostas, novos projetos concretizados e chegou o momento de pensar no que deu certo e no que ainda falta fazer. Em que patamar está? Já fez o balanço do ano que está agora a chegar ao fim?

Na última edição do ano, a VA recorda alguns dos momentos que marcaram 2014, um ano em que se discutiu o futuro da profissão, o aumento do número de profissionais no setor da medicina veterinária e do aparecimento das clínicas low cost. Pedimos ao conselho editorial que elegessem os principais momentos do ano, o que diferenciou 2014 de outros anos. Confira as respostas no artigo ‘Onde estamos e para onde vamos?’

 

O final de 2014 está a ser marcado por uma série de temas que estão a gerar debate entre os médicos veterinários. Um deles está relacionado com a publicação do Regulamento das Especialidades em medicina veterinária, um assunto que já vinha a ser discutido há algum tempo e que finalmente tem uma resolução à vista. Nesta edição publicamos um artigo de opinião assinado por André Caetano e Paulo Pereira onde os médicos veterinários fazem uma análise dos colégios da especialidade de outros países, em comparação com o regulamento português recém-publicado. Um tema que ainda vai ser muito discutido dentro da classe.

Outro dos temas que vai gerar discussão diz respeito à legislação do Medicamento Veterinário e Alimentos Medicamentosos. Será que Portugal está preparado para a nova regulamentação que aí vem? Estarão os organismos a preparar alterações à legislação proposta pela Comissão Europeia? De que forma a nova legislação poderá afetar o mercado nacional? O artigo ‘Estamos preparados para a nova regulamentação?’ faz um resumo sobre o que está em causa e inclui as visões da DGAV e da Apifarma.

 

Destaque ainda para a reportagem do V Encontro de Formação Gratuita da OMV, onde foram apresentados novos projetos como o MBA-VET, e um estudo sobre o índice de choque como indicador de prognóstico em animais de companhia, que conclui que “é um indicador de prognóstico fiável, económico e de fácil obtenção”.

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?