Quantcast
Saúde Animal

Xilitol pode ser mortal para os cães

cão

O xilitol, adoçante frequentemente utilizado na composição de pastilhas elásticas e outros produtos, pode ser mortal para os cães. Os benefícios deste produto têm sido associados à saúde oral dos humanos, mas de acordo com a FDA, entidade responsável pela regulação e aprovação dos medicamentos e alimentos nos EUA, o seu consumo por cães pode ser altamente prejudicial.

O alerta foi emitido na passada semana e, de acordo com o Diário de Notícias, surge depois e vários anos de denúncias da sua ação em animais. Segundo a publicação, nos últimos anos, o centro de medicina veterinária da FDA tem recebido vários relatos de cães envenenados por xilitol, graças, sobretudo, a pastilhas elásticas.

“O xilitol é perigoso para os cães porque estes absorvem a substância de forma muito mais rápida do que os humanos e pode levar a uma libertação rápida de insulina. Esta pode resultar numa rápida e profunda diminuição no nível de açúcar (hipoglicemia), cerca de 10 a 60 minutos após a ingestão de xilitol”, refere a notícia.

De acordo com a FDA, os donos de cães que suspeitem que o animal possa ter ingerido xilitol devem levar, de imediato, o animal ao médico veterinário.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?