O Presidente da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), Shane Ryan, publicou recentemente uma posição em que defende que os médicos veterinários ignoram frequentemente as questões relacionados com o bem-estar animal devido à pressão a que estão sujeitos e que “podiam fazer mais para melhorar o bem-estar dos animais ao seu cuidado”.
A associação publicou em setembro um conjunto de orientações para ajudar os médicos-veterinários a implementar medidas que promovam o bem-estar animal e defende que é importante olhar para as questões do bem-estar animal de uma forma “global”.
“Tentámos abranger [neste guia] muitas áreas porque, mesmo nos países mais desenvolvidos – como o Reino Unido -, muitos médicos veterinários não sabem muito sobre bem-estar animal”, explica Shane Ryan.
“O bem-estar animal é uma disciplina relativamente recente e está a progredir ao ponto de agora já termos medidas objetivas para o bem-estar animal, quando antes esta era uma área muito subjetiva”, acrescenta.