De acordo com a bastonária, estas medidas poderiam ajudar o setor a sair da crise.”A crise do país reflete-se em todas as profissões e ainda mais nas que são liberais. A crise veio afetar o trabalho médico veterinário a nível dos animais de companhia, clínicas, consultórios, mas também a que está relacionada com a produção animal, produção agrícola”.
Segundo Laurentina Pedroso há muitas famílias que não levam os seus animais de estimação ao médico veterinário “por falta de dinheiro”, problema que a OMV tem tentado atenuar com o projeto ‘Vet Solidário’, que foi lançado há quatro meses e que tem como objetivo a solidariedade veterinária para com os mais desfavorecidos, através de apoio médico-veterinário para animais inseridos em famílias em situação de vulnerabilidade económica.
A propósito das comemorações do Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, Laurentina Pedroso adiantou que a descida do IVA (atualmente nos 23%) e a dedução de consultas e tratamentos no IRS vão estar em debate no próximo dia 4 de outubro no Funchal, ilha da Madeira.
“A efeméride vai ser celebrada no sábado pela primeira vez na Madeira, com a realização de um seminário onde vão ser abordadas também as estratégias de controlo de animais errantes e o papel do médico veterinário no âmbito dos canis e gatis municipais que são inexistentes na Região Autónoma”.