Felinos

Veterinários americanos chegam a consenso sobre alimentação dos gatos

Veterinários americanos chegam a consenso sobre alimentação dos gatos

A American Association of Feline Practitioners (AAFP) acaba de publicar na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery uma declaração de consenso em relação à alimentação dos gatos. O documento pretende tornar-se num ‘guia’ sobre a alimentação dos felinos tanto para tutores de gatos, como para a comunidade veterinária.

A associação explica que o documento “explora os problemas médicos, sociais e emocionais que podem resultar da forma como muitos gatos são atualmente alimentados. Oferece estratégias que permitem que a adoção de comportamentos alimentares normais nos felinos no seu ambiente, prevenindo problemas relacionados com o stress ou de sobrealimentação”.

Os autores do documento referem ainda que “o processo de alimentação atual não aborda as necessidades de comportamento dos gatos. Os programas de alimentação apropriados devem ser personalizados para cada lugar e devem ter em conta as necessidades de todos os gatos”.

Além de dicas sobre como criar um plano alimentar adequado para cada gato, a AAFP disponibilizou algumas brochuras para os tutores de gatos com alguns conselhos sobre como alimentar corretamente estes animais.

O documento inclui informação para gatos indoor e outdoor, bem como para tutores que tenham vários gatos e os problemas relacionados com os vários métodos de alimentação, como obesidade e problemas relacionados com stress.

Eis algumas recomendações:

– Puzzles para distribuir comida (food puzzles);

– Colocar várias porções de comida em locais diferentes, para estimular o comportamento de procurar comida;

– Numa casa com vários gatos optar por vários comedouros distribuídos por vários locais da casa, com separação visual entre eles;

Aceda aos documentos aqui.