A Universidade do Porto (UPorto) vai coordenar um projeto internacional cujo objetivo é promover o ensino superior de medicina veterinária no Uzbequistão. Em comunicado, a UPorto refere que este projeto – BuzNet – tem como missão oferecer um melhor apoio técnico aos criadores de animais locais, garantindo a chegada ao mercado de produtos animais mais seguros.
A iniciativa terá uma duração de três anos e será financiada pela Comissão Europeia, permitindo aos docentes das instituições de ensino do Uzbequistão ter acesso a formações nas universidades europeias envolvidas neste projeto. O objetivo é que o corpo docente aprenda novas técnicas e práticas veterinárias, assim como novas metodologias de ensino. Por detrás do projeto está uma interface que permitirá que grande parte dos conteúdos seja transmitida à distância tanto a estudantes como a docentes e médicos veterinários.
“No futuro espera-se que este sistema possa ser estendido a outros países e regiões, replicando a rede formada dentro deste projeto, que reúne membros com diferentes experiências e antecedentes no ensino de Ciências Veterinárias com o propósito de definir novos padrões na prática veterinária, na gestão de produção animal e no controlo de qualidade alimentar no Uzbequistão”, revela a Universidade do Porto.
Além da Universidade do Porto fazem parte desta iniciativa as universidades de Pádova e Pisa, a Estonian University of Life Sciences, a Tashkent State Agrarian University, o Andijan Agricultural Institute, o Samarkand Agricultural Institute e a Nukus Branch of Tashkent State Agrarian University.