Quantcast
Animais de Companhia

Terapia com células estaminais mesenquimais melhora asma felina

gato doente Veterinária Atual

Um estudo* realizado com células estaminais mesenquimais derivadas do tecido adiposo revelou que um tratamento com a introdução dessas células, por via intravenosa, pode contribuir para melhorar a asma felina, assim como a hiper-reactividade do trato respiratório.

De acordo com o Portal Argos, o objetivo do estudo foi avaliar a viabilidade e a eficácia deste tipo de células para tratar e reduzir a asma felina. Para chegar a esta conclusão, os investigadores utilizaram quatro gatos asmáticos e seis gatos saudáveis. Depois dos tratamentos com células estaminais mesenquimais derivadas do tecido adiposo, os gatos foram avaliados durante nove meses.

Os resultados indicam que, apesar de não se terem determinado mecanismos imunológicos claros da atuação das células-tronco mesenquimais, estas mostraram ter capacidade para melhorar os sintomas de asma nos gatos.

*Trzil JE, Masseau I, Webb TL, Chang CH, Dodam JR, Liu H, Quimby JM, Dow SW, Reinero CR. Intravenous adipose-derived mesenchymal stem cell therapy for the treatment of feline asthma: a pilot study. J Feline Med Surg. 2015 Sep 17. pii: 1098612X15604351.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?