Quantcast
Saúde Animal

Porque é tão difícil fazer com que os donos aceitem tratamentos para a osteoartrite canina?

cão idoso Veterinária Atual

A relutância de alguns donos em avançar para o tratamento da osteoartrite canina já foi documentada algumas vezes, mas ainda não é claro porque é que tantos donos de animais se opõem ao tratamento da doença nos seus cães. De acordo com o site MRCVS, Zoe Belshaw, especialista em geriatria veterinária, explicou recentemente durante uma apresentação no London Vet Show que, por detrás dessa relutância, pode estar a falta de conhecimentos acerca da doença.

A médica veterinária investigou o tema e acredita que a falta de informação sobre a osteoartrite canina, uma doença muitas vezes silenciosa, é a principal razão pela qual os proprietários muitas vezes têm dúvidas acerca dos tratamentos sugeridos pelos médicos veterinários.

De acordo com a investigadora, “muitos donos têm dificuldades em reconhecer a dor crónica, acreditando muitas vezes que o seu cão está apenas a ficar mais velho e que a dor faz parte do processo normal de envelhecimento”.

Por outro lado, refere, muitos dos donos dispõem de informações incorretas graças a conselhos de familiares, amigos e do ‘Dr. Google’. Por esta razão é importante que os médicos veterinários estejam atentos às ideias pré-concebidas que os donos de animais muitas vezes têm e que tentem desmistificá-las.

A médica veterinária descobriu ainda que esta relutância está muitas vezes relacionada com o facto de os donos de animais terem medo dos efeitos secundários que os tratamentos contra a osteoartrite podem ter. Segundo Zoe Belshaw, “os médicos veterinários devem considerar falar aos donos acerca dos possíveis efeitos secundários, enfatizando que estas mudanças podem ser pequenas. Se prestarem aconselhamento acerca dos sinais que devem procurar, o dono do animal pode ter mais confiança na utilização da medicação.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?