Os gatos estão a tornar-se no animal de companhia mais popular na América do Norte, o que representa uma oportunidade de negócio para os donos de clínicas veterinárias e para os veterinários de animais de companhia.
E apesar de os gatos irem, em média, menos vezes ao médico veterinário num ano do que os cães (1,6 vezes por ano versus 1,6 vezes por ano) existem formas de tornar as clínicas veterinárias mais atrativas para os felinos.
Nesse sentido, a American Association of Feline Practitioners publicou recentemente um conjunto de dicas que pretendem ajudar os proprietários de clínicas veterinárias a tornarem os seus espaços mais atrativos para os gatos, assim como para ajudar a reduzir a ansiedade destes animais nas consultas:
- Fale baixo e coloque música ambiente de forma a reduzir o barulho de fundo existente no espaço;
- Coloque toalhas nas caixas transportadoras dos animais;
- Leve o animal para o consultório assim que este chegar à clínica. Se o animal tiver que esperar, crie uma sala especial para os receber;
- Use produtos de limpeza com cheiros neutros ou difusores de feromonas felinas;
- Prepare a sala de examinação com antecedência para limitar as entradas e saídas da sala;
- Forme a sua equipa para que saibam lidar com felinos. Ter o cuidado de analisar o historial de cada gato antes da consulta pode ser essencial para lidar com o mesmo, já que assim saberá exatamente quais os gatos com problemas de ansiedade durante as consultas.