Quantcast
abelhas

Reino Unido apela ao salvamento de abelhas

Vespa assassina de abelhas ameaça Europa

O Reino Unido está a apelar à população o salvamento das abelhas e a alertar para o risco de extinção desta espécie, que pode pôr fim à polinização de flores e frutas. De acordo com as autoridades britânicas há cinco passos que podem ajudar a evitar a perda de abelhas.

Segundo a agência France Presse, os cinco passos são plantar mais flores, arbustos e árvores ricas em néctar e pólen, deixar terras livres para o crescimento de plantas silvestres, aparar a relva com menos frequência, evitar perturbar ou destruir insetos aninhados ou em hibernação e pensar cuidadosamente antes de usar pesticidas.

“Polinizadores como as abelhas são vitais para o meio ambiente e para a economia e quero assegurar que faremos tudo o que for possível para salvaguardá-las”, referiu o ministro do Ambiente, Rupert de Mauley.

 

Estes cinco passos foram divulgados antes da publicação pelo Governo britânico de uma estratégia nacional para proteger os polinizadores, que está prevista para o final deste ano.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os serviços de polinização prestados por abelhas no ecossistema e nos sistemas agrícolas são avaliados em cerca de 54 mil milhões de dólares por ano. Além disso, cerca de 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por alguma espécie de inseto.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?