Os póneis medem habitualmente cerca de 1,30 metros de altura e de comprimento, mas ao site Boas Notícias, o bio tecnólogo do Centro de Biotecnologia dos Açores, Artur Machado, que impulsionou o registo da nova raça, revelou que o Pónei da Terceira “tem características morfológicas semelhantes às de um cavalo”.
De acordo com um levantamento feito pelo investigador, há 14 anos havia apenas cerca de 100 póneis da Terceira. Atualmente existem cerca de 200. Quando percebeu a raridade deste tipo de cavalo, Artur Machado decidiu avançar com o estudo que confirmou agora a existência de uma nova espécie de cavalo em Portugal. Durante estes últimos 14 anos, o investigador estudou a população através dos dados biométricos das medidas morfológicas e da caracterização molecular da raça através da leitura do ADN.
Essa informação foi depois comparada com outras 60 raças e a equipa de investigação concluiu que “esta era uma população que se diferencia das outras”, informação que foi agora validada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O investigador tem agora como prioridade tornar este animal sustentável para que a raça não volte a ficar ameaçada.