Medicina Veterinária

Pachi Clemente: “O tratamento em oncologia é multimodal”

Pachi Clemente: “O tratamento em oncologia é multimodal”

Pachi Clemente, especialista em oncologia, diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária (DACVIM), esteve em Portugal para a 9ª edição do ‘Encontro Científico Hospital Veterinário do Restelo’, que aconteceu no passado sábado, em Lisboa. O tema deste ano foi a oncologia.

À VETERINÁRIA ATUAL, o médico veterinário explicou que “o tratamento em oncologia é multimodal”. Neste sentido, na maioria dos cães “a cirurgia é parte do tratamento. Já a quimioterapia pode ser um tratamento único, sobretudo em tumores hematopoiéticos, linfomas e leucemias, mas na maioria dos casos também faz parte do tratamento (antes ou depois da cirurgia)”. Alguns animais poderão beneficiar ainda da “radioterapia ou de terapias novas, como a eletroquimioterapia, algo que estamos a usar mais nos últimos anos”.

Destaque para os novos tratamentos, como os inibidores da tirosina-quinase que, de acordo com Pachi Clemente, “são uma opção boa para tumores que dantes não tinham tratamento”. E, mais dia menos dia, a imunoterapia, visto que “alguns medicamentos que estimulam o sistema imunitário para reconhecer as células do tumor estão já em fase clínica para aprovação”.