Desde fevereiro deste ano que as unidades que integram a rede Onevet Group estão a adotar o mesmo Protocolo Vacinal, que consiste na “aplicação das diretrizes que emanaram das recomendações do Vaccination Guidelins Group da Wsava”, referiu à Veterinária Atual Sónia Miranda, membro do conselho científico do Onevet Group e diretora clínica do HVBV. O objetivo está relacionado com a “promoção das melhores práticas clínicas, uniformização de procedimentos dentro do grupo, de modo a praticar uma medicina veterinária de excelência baseada nos últimos conhecimentos científicos”.
Sobre a facilidade de implementação do Protocolo em todas as unidades do grupo, para Sónia Miiranda diz que, como em todas as mudanças existe sempre alguma resistência, e neste caso não foi diferente. “Mas quando a mudança é assente em conhecimento científico baseado na evidência é sempre mais fácil entender, acreditar e colocar em prática a mudança, neste caso os novos Protocolos Vacinais”.
A grande diferença face ao que existia é precisamente a uniformização, uma vez que “algumas unidades já tinham implementado protocolos vacinais com reforço de algumas valências de três em três anos”, refere a médica veterinária.
A grande mensagem que o OneVet Group quer continuar a passar é que os animais de companhia:
- Têm de ser vacinados todos os anos
- Primo vacinação só termina após 16 semanas de idade
- O primeiro reforço entre as 26-52 semanas de idade
- Promover a implementação de vacina da Bordetella
- Promover a prevenção de Leishmania e Dirofilaria