A OMV diz em comunicado que tem recebido denúncias por parte dos seus membros que indicam a prática de venda de medicamentos e antibióticos sem prescrição médico-veterinária por parte das farmácias.
Para verificar a veracidade destas denúncias, esta OMV decidiu realizar um estudo com auditores “cliente mistério” que visitaram farmácias de Lisboa e do Porto, durante os meses de julho e setembro, fazendo-se passar por clientes.
Os dados recolhidos referentes a farmácias das cidades de Lisboa e Porto e zonas limítrofes indicam que, em média, 87% das farmácias vendem antibióticos sem qualquer solicitação de receita médica e destas mais de 50% sugeriram o tratamento para o animal e escolheram o antibiótico que venderam.
A Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Pedroso, vai agora reunir-se com o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, para lhe comunicar os resultados do estudo, que diz serem “muito graves” devido ao impacto que podem ter na saúde animal e humana.

