De acordo com o site Argos, em Espanha existem inclusive alguns centros que oferecem serviços abaixo dos custos que têm, tentando fazer face à concorrência. De acordo com o site, “isto é uma das consequências da saturação do mercado, que tem cada vez mais centros veterinários, em parte devido a uma quantidade demasiado elevada de novos licenciados todos os anos.”
Um estudo efetuado entre novembro de 2013 e janeiro de 2014 por Lori Kogan, Psicóloga do Colégio de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas de Colorado, nos EUA, quantificou a frequência e a importância desses descontos.
99% dos médicos veterinários que responderam (989) admitiram fazer descontos de vez em quando e cerca de 68% revelou fazer várias vezes por mês. 36% admitiu ainda fazer descontos várias vezes numa semana e 14,5% afirmou fazê-lo diariamente.
Segundo as respostas, os descontos são atribuídos sobretudo a clientes que não possuem meios para pagar, a membros de organizações como o Exército, a outros veterinários, a amigos e a familiares.