O Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional de Agricultura, está a finalizar a contratação de dois médicos veterinários para o Grupo Ocidental dos Açores. O processo deverá estar terminado ainda no primeiro trimestre deste ano.
Um dos médicos veterinários contratados irá integrar o Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha das Flores, em regime de substituições, e outro entrará no quadro da ilha do Corvo, por tempo indeterminado.
No portal do Governo Regional dos Açores pode ler-se que “a contratação destes profissionais visa assegurar o trabalho ao nível dos planos de controlo e erradicação de doenças de foro animal, como a brucelose, a tuberculose ou a BVD (Diarreia Viral Bovina), entre outras, bem como assegurar ações de inspeção sanitária e demais atividades da responsabilidade da administração pública regional.”
A ilha das Flores tem neste momento quatro médicos veterinários residentes, dois dos quais exercem atualmente cargos políticos. Apenas um destes médicos veterinários exerce clínica privada na ilha, revela o Governo regional.